Dica de revisão #1: saia do modo zumbi

All progress takes place outside the comfort zone

Erros de português acontecem. Na fala cotidiana, podem passar despercebidos. Mesmo quando notados, contam com a cordialidade do nosso ouvinte. Afinal, ninguém suporta aquele chato que corrige a gramática alheia. É na escrita, porém, que erros ficam mais visíveis e sujeitos ao – nem sempre amigável – escrutínio.

Conte com o erro. Quase sempre vai haver erros no que você escreve. Nem todos, necessariamente, porque você desconhece normas gramaticais. Um espaçamento a mais ou uma letra a menos também comprometem a qualidade do seu trabalho. Era para ser pedido, mas saiu peido. Trágico, não?

Para evitar consequências desagradáveis, é necessário revisar seu texto – currículo, e-mail, publicação – antes que chegue ao seu leitor. Confira nossa primeira dica para a revisão do seu texto.

#1. Leia do fim para o começo

Quando você escreve, está mais focado nas sua ideias, naquilo que tem a dizer, do que na forma do texto (pontuação, grafia, divisão de parágrafos, etc). Conteúdo é tudo, não é mesmo?

O efeito colateral disso, no entanto, é que você tem comprometida sua capacidade de enxergar os próprios erros de escrita. Você está dizendo algo tão importante sobre o Uber, que usa táxi e taxi alternadamente, sem notar.

Na hora de revisar o texto que escrevemos, entramos muitas vezes em uma espécie de modo zumbi. Ficamos presos a um script mental e, ao invés de reler o que aparece de verdade na tela ou papel, acabamos por recitar o que achamos que está escrito!

Por isso, sempre que possível, evite publicar ou enviar aquilo que você há recém terminou de redigir. Faça outra tarefa, olhe pela janela, caminhe, e então retome a escrita.

Releia seu texto a partir da última frase, indo em direção ao topo. Fazendo isso, você quebra a repetição mental e tem melhores condições de identificar grafias erradas, repetições desnecessárias, vírgulas faltando, etc. Esse simples truque o ajudará a driblar o modo zumbi e melhorar a sua escrita.

Precisando de um revisor profissional? Contate-me aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Dica de revisão #1: saia do modo zumbi

  1. Diz o artigo acima: “Ficamos presos a um script mental e, ao invés de reler o que aparece de verdade na tela ou papel, acabamos por recitar o que achamos que está escrito!”
    Acrescento: Sabemos tão bem o que pretendíamos dizer que não percebemos que o sentido nem sempre fica bem claro para o leitor.
    Portanto está certo o autor do artigo ao dizer que devemos evitar publicar ou enviar o que acabamos de redigir. É sempre bom dar um tempo, deixar o texto de molho e depois enviar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s